sexta-feira, 31 de outubro de 2008

I Encontro do Pré-Seminário 2008 / 2009

Está muito próximo o nosso primeiro encontro deste ano.
Aponta já na tua agenda: no próximo dia 8 de Novembro, no Seminário Maior da Guarda…
Vai ser um dia de reflexão, partilha e convívio.


Contamos desde já CONTIGO!
E podes trazer um amigo que queira fazer parte deste Seminário em Família!

No fim deste mês


Já no final deste mês, é sempre conveniente lembrar que Outubro é o mês tradicionalmente associado à Missão ad gentes (ou seja, o anúncio do Evangelho aos povos que ainda o não conhecem), mas também à oração do Rosário.
Rezar o terço é pedir a Jesus, repetidamente, que seja Ele a conduzir as nossas vidas, por meio da Sua e nossa Mãe.
Maria escuta as nossas saudações, quando dizemos “Avé-Maria”, e os nossos pedidos ao dizermos “rogai por nós”. Ela acolhe tudo em seu regaço de Mãe e leva-o até Seu Filho, que o recebe com a ternura de quem ama sem medida.
É no meio desses nossos pedidos que deve ir, também, a nossa súplica, para que surjam mais missionários, mais homens e mulheres, que disponibilizem as suas vidas para anunciar a Boa-Nova a todos quantos ainda não conhecem Cristo. Por Maria havemos de chegar a Jesus!

O Cantinho de S. Paulo (I)




Desde o passado dia 29 de Junho, vive-se na Igreja o Ano Paulino, decretado pelo Papa Bento XVI, com a intenção de assinalar os dois mil anos do nascimento do Apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus (2Cor. 1), tal como ele mesmo se designava.
Assim, neste espaço vamos, Contigo, fazer um pequeno percurso sobre a vida e a acção deste grande homem, cujas cartas escutamos a cada Domingo que passa, mas que nem sempre valorizamos como devemos.
Começamos por traçar uma breve cronologia da vida de Paulo, para descobrir um pouco da sua vocação.





PAULO: UM SEMINARISTA?

Se à dois mil anos existisse já o Seminário, quase de certeza que S. Paulo ter-se-ia inscrito para descobrir a sua verdadeira vocação e qual a vontade de Deus para Ele.
Aquilo que sabemos acerca de Saulo, assim chamado antes da sua conversão, está essencialmente descrito no livro dos Actos dos Apóstolos e nas cartas que ele fez chegar às diversas comunidades que fundara.
Ainda que sem certezas, afirma-se que o seu nascimento aconteceu no ano 8 d.C, no seio de uma família da cidade de Tarso, onde viveu até à sua juventude. Daí saiu rumo a Jerusalém para estudar na escola judaica de Jerusalém. E foi em Jerusalém que, sabendo que estava a aparecer uma nova religião, chamada cristianismo, fez os seus primeiros ataques aos seguidores de Cristo, perseguindo-os, por não seguirem as leis dos judeus.
Certo dia, indo a caminho de Damasco, com o intuito de perseguir os cristãos que aí se encontravam, teve um encontro inesperado com Jesus. Nunca mais foi o mesmo e de perseguidor passou a perseguido pelo amor de Jesus.
Saiu cego desse encontro com Jesus, e passou algum tempo em Damasco para se recuperar e decidir o que devia fazer. Foi o tempo de Seminário de Paulo, ao qual se sucedeu uma intensa actividade apostólica em viagens por todo o Oriente, para anunciar a mensagem de Jesus.
Fez diversas viagens, de barco, a cavalo ou a pé, passando diversas dificuldades e perseguições só para fazer chegar aquela mensagem: «“Eu sou de Cristo”, e por isso tenho a obrigação de vos anunciar essa alegria, para que vós a experimenteis como eu».

Em terra humana



Eles são como toda a gente,
Nada de extraordinário!

Que fazem eles de particular?
Vede, de preferência!

Neles
Eles ouvem o Espírito
Que os ergue
Sempre mais além
Na fidelidade a Cristo Jesus
E ao seu caminho de verdade.
Eles vivem como seres humanos.
Eles amam,
Eles erguem-se,
Eles esperam,
Eles perdoam,
Eles apoiam-se na fraternidade,
Eles fazem triunfar a vida,
Eles aliviam os fardos,
Eles distribuem gosto de viver,

Eles viram-se contra a injustiça,
Eles espalham a luz quando a obscuridade se faz asfixiante,
Eles oram,
Eles agarram-se a Deus e à sua palavra vivificante,
Eles são tenazes porque eles sabem que o bem os arrebatará de todas as maneiras,
Eles maravilham-se perante Deus
E eles dispõem-se a ver nos seus próximos irmãos e irmãs.

Eles semeiam o Evangelho em terra humana!

E aqui está Ele

O Nosso Blog já é uma realidade...
Sempre que queiras partilhar as tuas mensagens connosco, basta enviar por mail para estamoskontigo@gmail.com.
Esperamos pela tua partilha

Eu Sou de Cristo (1Cor 1,12)


A equipa do Pré-Seminário, escolheu para este ano, 2008/2009, o Lema “SOU DE CRISTO” (1ª Cor 1,12), imbuídos do Espírito que levava São Paulo a apelar que o fundamento para se ser cristão era a adesão a Jesus Cristo, verdadeira fonte de salvação.
Queremos que os Pré-Seminaristas, e os que pretendam sê-lo, possam encontrar o elo de ligação das suas interrogações e inquietações.
- Quero ser de Cristo de uma forma diferente? – Quero colocar a questão vocacional, como forma de conhecer melhor Aquele que chama? – Quero ter Cristo como referência fundamental, no caminho que vou construindo e percorrendo na minha existência? – E se Cristo me chama para ser um cristão com um modo de vida diferente?
Cristo conta contigo!!!
E TU?
Vem, vamos caminhar juntos!